Por que medir a gordura corporal?

O peso por si só não é um indicador claro de boa saúde, porque não distingue entre os quilos provenientes da gordura corporal e os provenientes da massa corporal magra ou dos músculos. Carregar muita gordura é uma condição chamada obesidade e coloca uma pessoa em risco de muitas condições médicas graves, incluindo doenças cardíacas, diabetes e até mesmo certas formas de câncer. Na verdade, a obesidade contribui para pelo menos metade das doenças crônicas na sociedade ocidental.

 

Excesso de peso significa um excesso de peso corporal total com base nas médias populacionais para alturas e tamanhos de estrutura corporal. Atletas e pessoas muito musculosas podem estar acima do peso, mas isso não significa que estão acima do peso. A obesidade significa um excesso de gordura corporal, independentemente do peso.

 

Os homens A, B e C têm exatamente a mesma altura. A e B têm o mesmo peso, e C pesa consideravelmente mais. Pela sua altura C aparenta ser gordo. Mas depois de analisar os níveis de gordura corporal, B e C têm porcentagens aceitáveis enquanto A tem acima da faixa recomendada e apresenta maior risco à saúde.

 

Você está acima do peso, magro ou apenas curioso sobre sua porcentagem de massa corporal magra? Na aptidão física, a composição corporal é usada para descrever as porcentagens de gordura, osso, água e músculo no corpo humano. Como o tecido muscular ocupa menos espaço em nosso corpo do que o tecido adiposo, nossa composição corporal, assim como nosso peso, determina a magreza. Aqui estão algumas maneiras comuns de medidas antropométricas – algumas antigas e outras mais recentes – onde você está junto com os prós e contras.

 

Velho PARADIGMA – Índice de Massa Corporal (IMC)

Índice de massa corporal (IMC) é uma medida de gordura corporal com base na altura e peso que se aplica a homens e mulheres adultos. Pode ser confundido com um marcador de saúde… é amplamente reconhecido e fácil de descobrir.

 

Indicador de composição corporal, não uma medida precisa de gordura corporal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *